Perguntas:
A proposta, segundo o Dr. Pierre Dukan, é que as pessoas emagreçam naturalmente com uma alimentação fundamentada nas proteínas e legumes, os alimentos fundadores da espécie humana. A dieta é estrutura em 4 fases: 2 para emagrecer (Ataque e Cruzeiro), e 2 para manter o peso adquirido (Consolidação e Estabilização). Você concorda com essa metodologia e alimentos?

R.; Nos primóridios da humanidade, o cérebro humano de fato passou a se desenvolver melhor após a ingestão de proteínas, principalmente pela ingestão de peixe. No entanto, no decorrer do tempo, houve a descoberta dos cereais, com o seu cultivo, o que nos trouxe a agricultura. Assim passamos a consumir arroz, trigo, milho, aveia, etc. Um percentual da população ainda tem alguma alergia ou intolerância, por exemplo, ao glúten, mas de uma maneira geral nos adaptamos. Portanto, faz parte da nossa evolução o consumo de cereais e de outros grãos, chamados leguminosas (feijão, soja, lentilhas, grão de bico, etc).

A primeira fase, chamada de Ataque e Cruzeiro, que consiste na retirada dos carboidratos, promove uma perda de peso basicamente pela DESIDRATAÇÃO, pois cada molécula de glicogênio muscular reteria cerca de 3 moléculas de água como parte da hidratação muscular. Ora, o glicogênio muscular só se forma a partir do carboidrato da alimentação. Outra perda importante que ocorre é devida ao CATABOLISMO MUSCULAR, ou seja, na ausência do glicogênio (pois não se ingere carboidratos) os aminoácidos da proteína muscular cedem suas cadeias de carbono, hidrogênio e oxigênio para o chamado Ciclo de Krebs, ou Ciclo do Ácido Cítrico, onde os derivados da gordura (acetil Coenzima A) são gastos como energia. O carboidrato faz parte deste processo e, se não estiver presente, como eu disse, gasta-se a proteína muscular para cumprir o seu papel. Isso ocorre até quando há algum carboidrato na dieta, mas este é insuficiente para cobrir as necessidades individuais de glicogênio. Como AGRAVANTE há a recomendação de exercícios, o que leva a um catabolismo ainda maior da própria massa muscular. 

A segunda fase, “Consolidação e Estabilização” recomenda a introdução de lipídeos e carboidratos, porém ainda com restrições. Como saber a necessidade individual? Como recomendar uma mesma dieta para qualquer pessoa? Ainda solicita que um dos dias da semana seja só de proteínas. Então a pessoa passará o resto da vida correndo o risco que essa dieta trás, inclusive o efeito-rebote de redução do metabolismo, o que ocorre com a retirada crônica de carboidratos.


O que é emagrecer naturalmente?

R.: Emagrecer naturalmente significa reduzir a gordura corporal sem a perda de massa muscular. A redução drástica ou a retirada completa de carboidratos leva à perda de massa muscular, independentemente da proteína ingerida, pois a proteína dietética somente entra para o músculo (na forma de aminoácidos) para síntese se houver carboidratos na refeição. Portanto, a retirada somente do excesso de gorduras e de carboidratos e mesmo a ingestão controlada de proteínas promove o emagrecimento. Quando falamos em 55 a 60% de carboidratos na dieta, serve para todos, inclusive obesos, pois a quantidade é relativa. Para o cálculo dietético deve-se considerar vários fatores individuais, como PESO, ALTURA, SEXO, IDADE, ENFERMIDADES ATUAIS E PREGRESSAS, ATIVIDADES FÍSICAS (TIPO, FREQUÊNCIA E HORÁRIOS), ESTADO FISIOLÓGICO (P.EX. GRAVIDEZ), INTOLERÂNCIAS, ALERGIAS ALIMENTARES, DISPONIBILIDADE DE ALIMENTOS, CONDIÇÕES FINANCEIRAS, TIPO DE TRABALHO, LOCAL E HORÁRIO DAS REFEIÇÕES, etc. Portanto, não é tão simples e nenhum pouco ético generalizar uma dieta.

Fala-se que ele soube achar a solução de emagrecimento ideal para eliminar facilmente e de modo saudável os problemas de peso. Você vê a dieta dessa forma?

Ele simplesmente usou do princípio da DESIDRATAÇÃO e da CETOSE, que ele mesmo cita como sendo uma das consequências da dieta. A cetose é consiste na formação de corpos cetônicos, que é exatamente o que eu relatei antes: a transformação da gordura em energia na ausência de carboidratos, com a proteína os substituindo, lá no Ciclo de Krebs. A CETOSE também tem esse nome porque o hálito fica como acetona. Isso demonstra, além de catabolismo proteico, uma sobrecarga hepática (para transformar a amônia resultante da quebra da proteína em UREIA) e renal (para eliminar a ureia, creatinina e ácido úrico, todos resultantes do catabolismo proteico). Vejo a dieta como uma medida temporária e inadequada.

Ele também não a considera radical e diz até que está associada a uma melhora da diabetes, da hipertensão, da redução do risco cardiovascular, da apneia do sono. Além disso, é utilizada pelas crianças epilépticas intolerantes à medicamento epiléptico. Concorda?

O diabetes tipo II (não insulino-dependente) ocorre devido a uma inflamação celular, induzida pela gordura visceral e pela gordura saturada da dieta, que prejudica os receptores de insulina. Em consequência tanto a insulina quanto a glicose se mantêm altas, o que chamamos de resistência à insulina. A redução de peso pode ajudar na normalização da glicemia e mesmo da hipertensão. Porém a ingestão de alimentos ricos em gordura saturada, como ele recomenda na fase de proteínas à vontade também leva à produção de citocinas inflamatórias. O consumo de gorduras saturadas, independentemente do peso e da atividade física, leva à formação de LDL e sua deposição nos vasos sanguíneos, o que consiste em risco cardíaco. A formação do ácido úrico (devido à utilização da proteína dietética e muscular em energia) também representa um risco cardíaco, incluindo a hipertensão. Sem carboidratos não formamos adequadamente a serotonina, que proporciona o sono, além do mais, os corpos cetônicos formados tiram o sono. 

Ele diz que não faz mal para o intestino. As carnes vermelhas e embutidos estão relacionadas com câncer de cólon e de reto, tanto pela ação da proteínas e gorduras degradadas pelo calor do cozimento quanto pelas toxinas de suas bactérias e do nitrito de sódio da sua conservação. O estômago também sofre, pois, além da carga bacteriana, a digestão é mais demorada, o que predispõe à gastrite.

Quanto à recomendação pelas crianças epilépticas eu achei uma contradição, visto que ele recomenda que pessoas com menos de 17 anos não façam esta dieta. Por todo o prejuízo metabólico aqui citado e pela falta de nutrientes para o próprio crescimento, já seria um risco recomendar para crianças, quanto mais crianças com epilepsia! A glicose é o principal nutriente energético para o sistema nervoso e a formação de neurotransmissores depende tanto dos carboidratos quanto das proteínas. Além do mais, uma alimentação variada fornece também os sais minerais e as vitaminas, dentre elas as do complexo B para que os nutrientes calóricos cumpram o seu papel. Isso inclui o desenvolvimento e o crescimento. A gordura saturada provoca inflamação hipotalâmica, o que leva a uma alteração de comportamento. Ela estaria presente nestas carnes que ele recomenda.

A dieta prevê um emagrecimento rápido de até 5 quilos nos primeiros dias. Quais os riscos?

Desidratação, baixo rendimento mental e irritabilidade devido à hipoglicemia, baixo desempenho físico, que se traduz em cansaço, aumento de ácido úrico, ureia e colesterol. Depois de não aguentar e voltar a comer como antes (embora não seja essa a proposta) o aumento de peso será instantâneo. Chamamos isso de efeito-rebote. O que provoca o efeito-rebote? Na falta de carboidratos, como já dissemos, ocorre o catabolismo muscular, mesmo havendo a ingestão de proteínas. O cérebro entende este catabolismo como “desnutrição” e poupa o organismo REDUZINDO SEU METABOLISMO, fazendo uma regulação negativa dos hormônios tireoidianos. Na falta de carboidratos aumentam no cérebro os NEUROPEPTÍDEOS Y, responsáveis pelo apetite. Estes precisam se ligar à LEPTINA para nos dar saciedade. Porém, a leptina só é liberada do tecido adiposo após a captação de glicose (vinda dos carboidratos da dieta). Ou seja, não há SACIEDADE possível sem os carboidratos. Quando esta ocorre nesta situação, é devida aos corpos cetônicos já mencionados aqui. Porém, a sensação de saciedade proporcionada pelos corpos cetônicos prejudica o sono. Além do mais, precisamos dos carboidratos para a formação da serotonina, que nos traz o sono.

O que uma dieta / programa de emagrecimento precisa ter para ser saudável?

Um emagrecimento saudável, com o equilíbrio recomendado cientificamente entre os nutrientes calóricos e uma boa distribuição ao longo do dia, assim como levando em conta todas as condições individuais citadas acima, com certeza reduziriam estes riscos mencionados. Há uma necessidade de variar bastante, com vários tipos ao dia, os legumes, verduras e frutas (totalizando 9 tipos ao todo), para se garantir vitaminas, sais minerais e fitoquímicos, substâncias anticancerígenas.


Quais os benefícios e quantidades ideais da ingestão do farelo de aveia que é bastante indicado na dieta, até diariamente?

O farelo de aveia é rico em fibras solúveis, capazes de baixar o colesterol, assim como em vitaminas do complexo B. Mas precisamos de diversos tipos de fibras solúveis e não solúveis e de muitos outros nutrientes, além de fitoquímicos, que não seriam supridos tendo a aveia como única fonte de carboidratos. Além do mais portadores de esprue celíaco (alergia grave ao glúten) não poderiam ingerir.

Podemos apontar os 10 alertas sobre a dieta Dukan abaixo?

Sim, acho que resumem o que eu disse aqui. 

1) Fórmula: é uma dieta da moda, como dizem os especialistas. Por isso, embora pareça, não funciona para todos;

2) Infecção: sobrecarrega o rim, que faz a filtragem da urina. Assim, você poderá ter problemas de saúde, como infecções no trato urinário;

3) Fraqueza: quem dá energia ao organismo é o carboidrato. Se você consome só proteína, irá sentir-se fraco. Além disso, poderá ter dores de cabeça ou sofrer desmaios;

4) Anêmica: não é balanceada (carboidratos + lipídios + proteínas) e, portanto, não é nutritiva. Ou seja, irão faltar vitaminas e minerais essenciais para uma alimentação saudável;

5) Sanfona: não reeduca: ela não ensina o correto (comer de tudo, mas em quantidades corretas), e sim a restrição. Desta maneira, ao terminar uma dieta destas, você pode ganhar todos os quilos novamente, já que não reaprendeu a ingerir com saúde;

6) Risco: além de gordura, a dieta faz perder muita massa muscular. Assim, vão embora a força e a saúde;

7) Nervoso: o fígado vai produzir maiores quantidades de corpos cetónicos, compostos químicos que, a partir de certos níveis, são tóxicos para as células nervosas;

 Constipação: devido à falta de fibras, vitaminas e minerais, o organismo pode sofrer com prisão de ventre;

9) Tristeza: comer o mesmo tipo de alimento por muito tempo aborrece a pessoa. Os especialistas dizem que as pessoas tornam-se tristes pela ausência de variação alimentar.

10) Fraude? As "dietas milagrosas" são consideradas fraude pela Associação Espanhola de Dietistas-Nutricionistas, que recomendam não seguir a dieta Dukan. O motivo? Não há nenhuma base científica que apoie sua eficácia ou segurança.

Para Litza: Outros dois detalhes importantes a serem ressaltados:

1) O médico não está habilitado nem para a prescrição de dieta e nem de exercício. Ele coloca isso no site dele, mas só para constar, claro, pois apresenta e recomenda todo o programa.
2) É vetado ao médico e ao nutricionsita prescrições via internet, pois não se pode fazer uma avaliação física, quanto mais um programa generalizado!