Nutrição Esportiva

Acompanhando a tecnologia que visa a melhor performance no esporte, a ciência da Nutrição tem levado em conta as necessidades dos atletas em suas diferentes fases de treino e nas competições, assim como os aspectos individuais e concernentes às diversas modalidades existentes.
Ao se falar em Nutrição Esportiva, o ponto principal se refere à dieta em si, ou seja, aos hábitos alimentares que devem ser modificados para o fornecimento adequado dos nutrientes ao longo do dia, pois pequenas deficiências ou excessos podem fazer a diferença no rendimento e na recuperação do organismo.
Muitas vezes o atleta não se preocupa com a Reeducação Alimentar e procura diretamente os suplementos nutricionais, sendo que um melhor aproveitamento dos suplementos se dará quando inseridos em uma dieta balanceada, podendo, quando mal empregados, provocar efeitos negativos, como distúrbios gastrointestinais, aumento de gordura corporal, cálculos renais, e até fadiga, ou seja, o contrário do que se procurava.
Para se ter uma noção sobre alimentação balanceada, sugiro que leiam neste mesmo site o texto sobre Nutrição Básica, que traz informações sobre cada nutriente e suas funções, assim como aspectos relacionados à atividade física.


SUPLEMENTOS NUTRICIONAIS

DESCRIÇÃO (SECRETARIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA - PORTARIA Nº 222, DE 24 DE MARÇO DE 1998)
Definições
1. Repositores Hidroeletrolíticos
São produtos formulados a partir de concentração variada de eletrólitos, associada a concentrações variadas de carboidratos, com o objetivo de reposição hídrica e eletrolítica decorrente da prática de atividade física.
2. Repositores Energéticos
São produtos formulados com nutrientes que permitam o alcance e ou manutenção do nível apropriado de energia para atletas.
3. Alimentos Protéicos
São produtos com predominância de proteína(s), hidrolisada(s) ou não, em sua composição, formulados com o intuito de aumentar a ingestão deste(s) nutriente(s) ou complementar a dieta de atletas, cujas necessidades protéicas não estejam sendo satisfatoriamente supridas pelas fontes alimentares habituais.
4. Alimentos Compensadores
São produtos formulados de forma variada para serem utilizados na adequação de nutrientes da dieta de praticantes de atividade física.
5. Aminoácidos de cadeia ramificada
São produtos formulados a partir de concentrações variadas de aminoácidos de cadeia ramificada, com o objetivo de fornecimento de energia para atletas.
6. Outros alimentos com fins específicos para praticantes de atividade física
São produtos formulados de forma variada com finalidades metabólicas específicas, decorrentes da prática de atividade física.

PARA MAIS INFORMAÇÕES ENTRE EM CONTATO CONOSCO!